quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Aromaterapia

O que é?

A Aromaterapia, um dos ramos da Medicina Alternativa, é a prática terapêutica que utiliza óleos essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando proporcionar o bem-estar geral do ser humano.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é frequentemente usada em conjunto com esta, pois utiliza óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais.

Na actualidade, a Aromaterapia e o uso de óleos essenciais têm ressurgido com força, ao ficarem demonstradas as suas virtudes e pelo facto da sociedade tomar consciência da importância do uso de terapias e substâncias naturais, que nos trazem harmonia, equilíbrio e benefícios para a nossa saúde física e psicológica.

Como se utiliza?

Os óleos essenciais obtidos a partir das plantas actuam no organismo através da aplicação na pele. Tanto podem ser aplicados em massagens ou no banho, como ser usados em perfumes e ambientadores.
As propriedades químicas destes óleos são absorvidas pela pele ou através do olfacto e são levadas para o fluxo sanguíneo, que por sua vez se encarrega de as distribuir pelo corpo, promovendo uma sensação de bem-estar a todo o organismo.

Os Óleos

A designação “óleos essenciais” deve-se ao facto de serem extremamente concentrados, conseguindo aproveitar todas as propriedades positivas existentes nas plantas a partir das quais são feitos, em benefício da saúde e do bem-estar.
Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.

Para que servem os óleos essenciais?

Os usos dos óleos essenciais são múltiplos, mas são mais utilizados na unção da pele (massagem), podendo também ser inalados ou colocados na água de banho ou em compressas. Raramente são ingeridos. Os efeitos são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma acção imediata no cérebro.

Que óleos são mais adequados?

Alecrim - resolve problemas de concentração, estimula a criatividade
Camomila - tem propriedades calmantes, facilita a expressão de sentimentos.
Lavanda - transmite equilíbrio, paz e tranquilidade, melhora a concentração e a memória.
Jasmim - desenvolve o romantismo e a sensualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário